quinta-feira, 5 de julho de 2012

CANTINHO DA MÚSICA



BACH

É chegado o momento de falar do grande músico Johann Sebastian Bach, nascido em 1685, na pequena cidade de  Eisenach, Alemanha, em uma família de longa tradição musical e que desde cedo deixou aflorar o seu talento e, após estudos, tornou-se um músico completo, com vasto conhecimento da música européia de sua época e de tempos anteriores.

Bach aprendeu primeiramente a escrever as notas musicais e a tocar violino e viola com o seu pai, Johann Ambrosius Bach, que era músico respeitado. Antes do menino completar 10 anos ficou órfão e a continuação de sua formação musical ficou a cargo de seu irmão, Christoph, também músico e organista na cidade de Ohrdruf , até que, aos 15 anos, Bach ingressou na escola São Miguel de Lunenburg, passando a integrar o coro da igreja e onde recebeu ensino formal sobre música.

Bach não foi só o compositor mais importante do período barroco da música clássica, mas também cantor, maestro, professor, organista, cravista, violonista e violinista, com suas habilidades ao órgão e ao cravo amplamente  reconhecidas enquanto vivia e considerado o maior virtuose de sua geração. 

Quando recebeu a influência italiana e francesa somo-a ao repertório da música contra-pontista germânica, enriquecendo sua própria obra de forma esplendorosa, que o permitiu avançar de modo original e inovador em uma gama enorme de tendências, praticando quase todos os gêneros musicais, exceção da ópera, embora suas cantatas revelem uma forte influência desta forma musical.

Na vida particular Bach casou-se em 1707 com sua prima Maria Bárbara, que morreria 12 após depois deixando sete filhos dos quais três se tornaram também músicos. Em 1721 Bach casou-se novamente, agora com uma cantora da corte alemã chamada Anna Magdalena Wulken, tendo nascido treze filhos desta união, pelo que Bach deixou, ao todo, vinte filhos.

Em 1723 Bach obteve o cargo de “kantor” (nome dado a professor e diretor musical), na Igreja de São Tomé, na cidade de Leipzing, onde, embora evidentemente descontente com a rotina de suas atividades, foi onde compôs uma boa parte de sua obra, especialmente a “Missa em Si Menor” e as duas paixões mais conhecidas, que são a “Paixão de São João” e “Paixão de São Matheus”. 

Como compositor Bach, embora elogiado pelos críticos, não foi popular e após sua morte em 1750 suas obras caíram em esquecimento, situação que só foi alterada em 1829 quando Felix Mendelssohn regeu “Paixão Segundo São Mateus” em Berlim, o que garantiu o resgate do artista e sua consagração. 

Daí em diante o prestígio de Bach não parou de crescer, sendo atualmente considerado o maior nome da música barroca e, por muitos, o maior compositor de todos os tempos.
                                            Edmundo Machado 


edmundomachado1000@gmail.com


============ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário