domingo, 1 de janeiro de 2012

OLÁ PESSOAL DAS ARTES: 

Primeiro dia do novo ano e estamos de volta com a primeira atualização do Blog em 2012. Ano novo, novas esperanças, novas idéias, novos amigos e novas telas. 

Dentre as novidades, teremos muito em breve a participação do carioca Sidney Lacé, do catarinense Dinyz e também da Rita Cavallari, não só com suas maravilhosas telas para serem apreciadas, como também na seção “Telas a Venda”.

Torcendo para que 2012 seja ainda mais artístico do que o ano findo, reitero o convite a todos os artistas plásticos para que entrem em contato e envie fotos de suas obras para serem divulgadas.
 
===============
ATENÇÃO - VISITE A SEÇÃO "TELAS A VENDA" - OBRAS DOS ARTISTAS SIDNEY LACÉ E NEY AMANCIO DIRETAMENTES DOS PINTORES - PREÇOS PRATICAMENTE SIMBÓLICOS - OPORTUNIDADE ÚNICA.
================


UM ARTISTA CLÁSSICO

José de Arimatéia dos Santos Souza, que assina Arimatéria em seus trabalhos, nasceu em Bom Jesus, no Piauí, no ano de 1968, vindo fixar raízes no Rio de Janeiro em 1986. Iniciou bem cedo, aos 10 anos de idade, os primeiros experimentos com o desenho, e mais tarde, aos 18, foi quando optou pelo caminho das Artes Plásticas, iniciando sua formação na Sociedade Brasileira de Belas Artes, e tendo as primeiras orientações vindas de Oziel Belízio e Jorge Vieira.


O que fica mais evidente no primeiro contato com seu trabalho, é a forte veia clássica que pulsa em suas composições e que é a sustentação de grande parte de sua produção. Ainda que divida suas obras atuais com experimentos contemporâneos, um academicismo bem criterioso e técnico nos dá uma exata noção de sua proposta. Por ele, também acresce alguns experimentos meio impressionistas, tendo quase sempre a diversidade temática do Rio de Janeiro como pauta principal.


Paisagens, marinhas, cenas urbanas movimentadas e ensolaradas, figuras humanas, com ênfase especial para o retrato, são o carro chefe de sua obra. Os temas históricos estão presentes também, e os vários trabalhos dentro dessa temática são ricamente trabalhados em telas de grandes dimensões o que, por si só, já produzem uma forte impressão. Um colorido suave, ora quente, mas muito bem equilibrado, faz um belo conjunto com composições de agradável arranjo.


Fundamentais mesmo em sua vida, são as grandes inspirações e insaciável fonte de pesquisa que faz nos grandes mestres do passado da pintura. Visitas constantes a museus, livros, documentários e toda sorte de artigos, aguçam e motivam cada vez mais seu interesse por referências clássicas, barrocas e impressionistas. E sem muita cerimônia vai logo listando os nomes das fontes de onde bebe tanta motivação: Rembrandt, Vítor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Júnior, Rodolfo Amoedo e Da Vinci, que para ele é o Pai Universal das Artes.



Parece ser essa, a temática preferida do artista Arimatéia. Ele a executa com técnicas semelhantes aos trabalhos bem clássicos do século XIX, e não se percebe nele o menor constrangimento em executar um trabalho que não seja a realidade de sua época. Essa atemporalidade é que faz da Arte um caminho sempre prazeroso e com inúmeras possibilidades.
                                     (texto do pesquisador e artista plástico José Rosário)




Arimatéria - "D. Pedro I"




Arimatéia




Arimatéia




Arimatéia




Arimatéria




Arimatéia




Arimatéia - "Mar. Deodoro da Fonseca"



e-mail = edmundomachado1000@gmail.com


=====================================

2 comentários:

  1. Oi Edmundo,
    Adorei conhecer o seu blog. Eu posto sobre artes todas as quarta-feiras. Sou formada em Comunicação Visual, mas tb sou formada em Direito, área que atuo atualmente.
    Não conhecia o Arimatéia, e adorei o trabalho dele.
    Já salvei o seu blog em "Favoritos" para poder xeretear sempre por aqui.
    Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Edmundo,
    Hj o post é sobre Steve Hanks, o aquarelista que vc indicou, e eu faço referência ao seu blog.
    Qdo puder, dê uma passadinha por lá.
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir