sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UMA NOITE AGRADAVEL



Na noite de 16 de setembro próxima passada, atendendo a um convite do amigo Paulo de Carvalho, compareci a vernissagem acontecida no Museu e Casa de Cultura José Dome, na cidade de Cabo Frio/RJ, onde diversos artistas do Estado do Rio de Janeiro se fizeram presentes e onde também ocorreu o lançamento do catálogo "Art Gallery In Brazil", da editora Art Club, idealizado por José Carlos Gomes, publicação esta que se tornou a mais importante publicação sobre artes plásticas da América Latina.

Foi um evento por demais agradável, merecendo aplausos  a recepção e cordenação da vernissagem feita pela artista plástica Dyandreia Portugal, que com seu sorriso magnetizante estabeleceu um clima de entrosamento e amizade entre todos os presentes.

Não tenho como deixar passar em branco o fato de ter estado com Diana Louro e Vera Matos, duas pessoas maravilhosas, por quem você se apaixona logo nas primeiras palavras. Diana é um doce de pessoa e Vera simplesmente um amor.

Daí porque faço um breve registro do evento, não só devido a importância para o mundo das artes, como também pela beleza das obras que lá estavam.


SOBRE O MUSEU :

 

Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome

 

Mais importante centro cultural da cidade de Cabo Frio, batizado de “coração da Cultura”. No prédio hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa freqüência, havia ai uma roda onde eram colocados esses bebês, e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação. Serviu também de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial. 








Construído em 1837, recebeu este nome Charitas (pronuncia-se Cáritas) ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes.

Em 2009, a casa secular foi reformada e expõe obras de quatro grandes expoentes da arte cabofriense: o poeta e escritor Victorino Carriço, o fotógrafo e arquivista Wolney Teixeira, o pintor francês que escolheu Cabo Frio para viver, Jean Guilhaume e o pintor José de Dome, que dá nome à casa de cultura. 


SOBRE O ART GALLERY IN BRAZIL
Publicação da Editora Art Club, idealizada por José Carlos Gomes, e que se tornou a maior e mais importante publicação/catálogo sobre artistas brasileiros editada no país. 

É obra bi-lingue, luxuosa e elegante, impressa em papel de primeira qualidade, destinada as galerias, colecionadores e críticos de arte, sendo referência para o mundo das artes plásticas.


ART GALLERY IN BRAZIL - edição 2011


 ALGUMAS OBRAS EXIBIDAS 




tela do artista Oliveira Celso








O pintor Reinaldo Caó e sua obra






A artista Silvana Borges e suas telas






Telas da pintora Vera Matos






Outra obra do pintor Oliveira Celso



ALGUNS PINTORES E AMIGOS PRESENTES AO EVENTO 



A artista Dyandreia Portugal, de simpatia inigualável, Reinaldo Caó e Edmundo Machado

A artista Vera Matos, José Carlos Gomes idealizador do Art Gallery In Brazil e a artista Diana Louro
O grande artista Paulo de Carvalho, José Carlos Gomes e Edmundo  Machado
Cristina (musa encantada do artista Paulo de Carvalho), Paulo de Carvalho, Edmundo Machado
VISÃO GERAL DA VERNISSAGEM


































Mandando um beijão para Dyandréia e torcendo para que logo e logo um outro evento aconteça.
                                                        Edmundo Machado

3 comentários:

  1. e eu estive lá! agora, francamente, quem foi que me pegou de olhos fechados? e o pior é que não estava com sono e nem borracho,rs...
    ao meu lado,podem ver minha musa, cristina, com seu lindo sorriso! e eu a estragar a foto...
    uma ótima ocasião para ter conhecido o edmundo, que não imaginava tão afável e que só o conhecia aqui pela net.

    ResponderExcluir
  2. bom, só faltou dizer que foi também a oportunidade prá conhecer pessoalmente esta figuraça que é o grande zé carlos! aliás, nós três só nos conhecíamos por aqui e então lá nos apresentamos uns aos outros,rs...

    ResponderExcluir
  3. Edmundo, a convite do Paulo, sempre passo por aqui mas dessa vez sinto-me quase obrigada a registrar meus parabéns pelo postagem.
    Grande abraço e até breve

    ResponderExcluir