sábado, 26 de fevereiro de 2011

WILSON VICENTE

Excepcional artista mineiro, nascido em Cataguases e que iniciou seu trabalho em óleo sobre tela aos 16 anos de idade. Tal qual outros tantos artistas plásticos é de extremada reserva, pelo que não temos nem mesmo uma foto para ilustrar esta matéria.
Wilson Vicente é artista catalogado, com medalhas e prêmios de destaque em salões de arte e é considerado um dos maiores paisagistas rural do país ainda vivo (e digo um dos maiores porque não podemos esquecer de José Rosário, outro pintor mineiro, magnífico em retratar paisagens rurais) ressaltando de suas obras uma visível influência da escola de Edgar Walter (já falecido), mas com uma constante procura pela perfeição e com um toque diferente, uma visão mais crítica do povo interiorano.
A obra de Wilson Vicente tem o poder de retratar, com exatidão, o rurícola mineiro em sua atitude cotidiana e banal, executando aquelas tarefas tão comuns e simples do trabalho no campo, enquanto com cores e perspectiva nos dá a dimensão do movimento, pelo que as telas oscilam entre o lírico e o romântico, encantando o observador.
Como não sou pintor e nem crítico em artes, não tenho como avaliar a plenitude da obra de Wilson Vicente. Só posso relatar meu encantamento frente a cada tela, chamando atenção para cada detalhe, seja de uma folha, seja a morfologia de uma figura, convidando a você leitor para admirar as telas abaixo.

click na imagem para ver em tamanho maior
Wilson Vicente - "Paisagem Mineira" - coleção Edmundo Machado



Wilson Vicente - "Rua da Mina Chico Rei" - coleção particular













Wilson Vicente - coleção particular


  

Wilson Vicente - "Vila" - coleção Edmundo Machado















Wilson Vicente - "Fazenda Secular" - coleção particular



Wilson Vicente - "Trelando Bois" - coleção Edmundo Machado














Wilson Vicente - "Conversando" - coleção Edmundo Machado




4 comentários:

  1. Tenho alguns quadros de Wilson Vicente, adquiridos na antiga feira de artesanato, na praça da Liberdade em Belo Horizonte, gostaria de vender uns tres exemplares, todos tem a data de 1980/81.
    Por favor entrem em contato com Wellington fone: (31) 91969340,ou (31) 33376934.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Poderia informar seu e-mail para mantermos contato. Sou de Teresópolis/RJ e gostaria de saber medidas e preço das telas, bem como se possivel me enviar via e-mail foto das telas. Meu e-mail é smarcolino@oi.com.br

      Excluir
    2. Mande fotos para e-mail: boinha@ig.com.br. Grato.

      Excluir