sexta-feira, 29 de abril de 2011


UM NOBRE NOS PINCÉIS




Paulo Fernando Campinho de Carvalho, emérito artista plástico, restaurador de fama, que assina Paulo de Carvalho em suas obras, tem nome de nobre e nasceu em Petrópolis, uma cidade intimamente ligada ao Império e a nobreza, sendo sua trajetória artística marcada pelo sucesso e por uma humildade e timidez suprema.

Paulo sempre foi muito humilde quanto a perfeição e magnitude de suas telas. Até hoje, já famoso e internacionalmente reconhecido, diz que seus admiradores não passam de “alguns gatos pingados”, quando na verdade desde os Prêmios Fivars em Alicante/Espanha até ao Salão Internacional de Artes Plásticas de São João da Madeira em Portugal suas telas estiveram presentes e o Brasil, Portugal e Espanha não se cansam de aplaudir e elogiar seus trabalhos.

A timidez é outra marca registrada deste meu amigo pintor. Quando criança corria para baixo da mesa assim que uma visita aparecia na casa da família e só conseguia se soltar um pouco mais quando tinha que apresentar-se com um coral de Petrópolis do qual fazia parte como menino cantor, pelo que podemos ver que desde criança sua vida esteve ligada a arte.

Por volta dos doze anos iniciou seus estudos de pintura, recebendo aulas com Mário Couceiro e outros até que, mais tarde e visando expandir seus conhecimentos, ingressa na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde se torna bacharel em pintura. Desde então divide seu tempo entre a pintura, o trabalho como restaurador de obras de arte e ao ensino da mesma em seu atelier. 

Sou suspeito para falar da obra de Paulo de Carvalho não só pelo tanto que gosto do estilo, como também pelo carinho e atenção com a qual ele me trata, pelo que nenhuma análise crítica farei, deixando que as telas falem por si mesmas.




                     Click na imagem para ver em tamanho maior

Paulo de Carvalho - coleção particular






Paulo de Carvalho - coleção particular





Paulo de Carvalho - coleção particular





Paulo de Carvalho - coleção particular





Paulo de Carvalho - coleção particular





Paulo de Cravalho - coleção particular

5 comentários:

  1. Sim Edmundo, o título do post faz jus ao talento do artista.
    Cristina Lima (musa)

    ResponderExcluir
  2. Olá Edmundo, como aluna de Paulo de Carvalho concordo com vc em gênero,número e grau ! Paulo é realmente um artista completo!Beth C.Ferraz

    ResponderExcluir
  3. Oi Edmundo,
    Parabéns pelo blog.
    Só alguém muito sensivel e com muito bom gosto sabe valorizar artistas tão talentosos.
    Esse "nobre dos pincéis" é de fato um dos melhores pintores da atualidade.
    Também sou suspeita para falar dele e de sua obra pelos mesmos motivos que vc.
    Amo o seu trabalho e invejo a sua simplicidade.
    Maria de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Tenho a honra de conhecer o Paulo, e admiro muito seu trabalho, arriscaria dizer que o nível das suas telas e comparável aos dos grandes mestres do séculos XVIII e XIX.É sem dúvida um dos melhores pintores da sua geração.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Edmundo telas maravilhosas não dar para citar artisatas tantos, parabens blog ,muito linda tela Adriano, vc está indo frente nossas ideias parabens, quando pudermos conversaremos pois tenho , algumas sugestoes e preciso de sua orientação ,
    abraços jayme
    As telas são de emocionar de tão belas ........

    ResponderExcluir