quinta-feira, 10 de março de 2011

JOSÉ ROSÁRIO - O POETA DAS CORES

Em principio pareceu-me que seria extremamente fácil falar de José Rosário. Como eu estava enganado. Falar da arte deste brasileiro, nascido na zona rural de Minas Gerais, na cidade de Dioniso, é fácil porque suas obras falam por si mesmas, mas falar da pessoa José Rosário é difícil, pois vão faltar palavras para descrevê-lo como ele merece.
Conheci José Rosário há pouco tempo e lamento não tê-lo conhecido antes, face a pessoa que é. Ele não pode ser descrito só como pintor e um dos maiores paisagistas vivo do país, restaurador, pesquisador de arte, cronista e intelectual moderno, pois é muito pouco para identificá-lo.
José Rosário é uma alma linda que Deus presenteou ao mundo. Dono de uma inteligência única e de uma sensibilidade acima da média é de uma simplicidade tamanha que ele mesmo não reconhece o fenômeno que é. Falando, tem sempre uma palavra amiga e um conselho correto para ti dar.
Nas suas obras é possível verificar com que olhos novos, com que visão de ternura ele vê a sua gente, os caminhos de terra batidos pelos cascos dos bois, o arrastar manso do homem do campo e a mistura de poeira e sol que faz o dia a dia de brasileiros comuns, mas felizes.
A obra de José Rosário retrata a vida, estampando na luz e sombras as marés do destino, ora em alegria completa, ora em pontos duvidosos. Na obra de José Rosário podemos ver um pouco da alma do artista, seus anseios, suas angústias, luta constante da geometria técnica com o desmedido crescer da beleza/arte que sai de seus pincéis.
Definitivamente falar de José Rosário não é fácil. José Rosário é um poeta magnífico, que usa de tintas para dizer aquilo que mesmo o melhor escritor não conseguiria descrever com mil palavras.
Acredito que este meu amigo esteja tecendo um poema eterno que liga a sensibilidade com o coração de cada observador de suas telas.
                                                          Edmundo Machado

Click na imagem para ver em tamanho maior

José Rosário - coleção particular




José Rosário - coleção particular



José Rosário - coleção particular






José Rosário - coleção particular






José Rosário - coleção particular




José Rosário - coleção particular



 
José Rosário - coleção particular

2 comentários:

  1. O que dizer diante de um elogio desse tamanho? Queria apenas agradecer e desejar merecer, pelo menos, a metade do que foi escrito.

    ResponderExcluir
  2. ..E sabe ser modesto...É desta simplicidade que Edmundo retrata você..e tenho que concordar..Grande José!!!

    ResponderExcluir