sábado, 26 de março de 2011

CANTINHO DA MÚSICA



LEMBRANDO DO PEDRINHO

Grandes pianistas são sempre lembrados e homenageados pelo mundo a fora, posto que a arte de um bom “tocador de piano”, que é um instrumento amplo, mas que exige talento e muito estudo, é bastante difícil. E foi no mês de fevereiro que um pianista a quem muito eu admirava, com quem trocava E-mail e cartas, deixou esta vida.
Foi no dia sete de fevereiro de 2007, aos setenta anos de idade, vítima de infarto fulminante, que morreu este meu “amigo”. Faleceu o pianista Pedrinho Mattar, conhecido e conceituado instrumentista do país, tendo sido enterrado no cemitério do Araçá, em São Paulo.
Pedro Mattar, filho de libaneses e caçula do grupo de dez irmãos, começou a tocar piano muito cedo, tendo feito sua primeira apresentação em 1953 na União Cultural Brasil-Estados Unidos. A família Mattar é uma família com vários artistas. O flautista e saxofonista Derico do Sexteto do Jô Soares, o pianista Sérgio Sciotti e o ator Mauricio Mattar são sobrinho do Pedrinho.
No início, escondido da família, tocava em “inferninhos” e casas de reputação duvidosa, tendo criado o grupo “Os Anjos do Inferno”, que tinha como crooner o então desconhecido João Gilberto. O próprio pianista contava que por diversas vezes teve que ficar escondido no banheiro do bordel, pois era menor de idade e o seu pai mandava o Juizado de Menores atrás dele. Superada a fase dos “inferninhos”, começou a tocar em locais melhores, criando o Pedrinho Mattar Trio, com o qual se apresentou bastante nas noites paulistas.
Projetou-se ainda mais quando foi contratado como pianista titular da boate Xauen, tendo Tom Jobim como o seu primeiro reserva, encarregado de substituir Pedrinho em dias de provas ou quando Mattar não podia faltar a aula. Já em 1959 realizava sua primeira excursão ao exterior, acompanhando a cantora Leny Eversong em Las Vegas e, logo em seguida, saiu em turnê com Agostinho dos Santos a Argentina e ao Uruguai.
Depois, contratado pela luxuosa boate Gallery, formou o visual que o acompanhou pelo resto da vida, sempre impecavelmente vestido à rigor e de gravata borboleta. No início dos anos 80 foi à Casa Branca, onde tocou três músicas com o então presidente Jimmy Carter. Fez inúmeras apresentações com Claudette Soares, Maysa, Chico Buarque e outros importantes nomes da música.
Pedrinho era cheio de histórias engraçadas, desde a que derrubou uma parede do apartamento para poder dar acesso a entrada do piano, tendo parado a Av. Paulista para que o instrumento, um Blutner, fosse suspenso por cabos e cordas, até o carinho com que guardava o primeiro piano que ganhou do pai, em 1941. Embora o piano não pudesse mais ser tocado, Pedrinho não se desfazia do instrumento por nada. Alegava que o piano havia cuidado dele na juventude e ele agora cuidava do piano na velhice.
Ao piano, seu som era inconfundível, tendo um estilo próprio, bastante elaborado, com muitas notas musicais e acordes, o que lhe dava sempre destaque e ressaltava a expressão de cada música, ainda que das mais simples. Seus discos, sejam em temas solos ou com acompanhamento de orquestras, são sempre procurados e muito gostosos de serem ouvidos. Dizia o Pedrinho que tinha criado um cardápio musical das cozinhas brasileiras, americana, italiana e francesa, tocando de “As Time Goes By” (do filme Casablanca) até “Eu Sei Que Vou Ti Amar”, o que agradava a qualquer paladar.
Nos últimos anos de vida, além de shows, vinha apresentando o programa “Pianíssimo” na Rede Vida de Televisão, onde atingia grandes picos de audiência. Pedrinho deixou saudades e uma escola para jovens instrumentistas.
                                                Edmundo Machado


2 comentários:

  1. Meu caro Edmundo, sua coleção de telas é maravilhosa . Parabéns. Ví vc na muttv falando sobre as belezas de nossa Campos e vc tem razão quando disse que muitas obras de arte da ciadae estão escondidas como é o caso da caixa onde uma banca de jornais (apagou) a belíssima obra do artista . Parabéns por sua coloção de telas.Tenho um amigo en Vitória (ES) que é um exelente pintor de telas ; chama-se Héver Nogueira.Um grande abraço . Meu imail: angelomarcoslocutor@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo estou passando para vc o imail do meu amig hever nogueira, que mora em vitória (ES) Hever além de pintor é poeta, escritor e colecionador de carros antigos. É uma pessoa espetacular> faça contato com ele e pode citar meu nome . imail: hevernogueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir