domingo, 13 de fevereiro de 2011

AS CORES DE NANDO RIBEIRO

NANDO RIBEIRO
Nando Ribeiro nasceu no Ceará, na cidadezinha de Pires Ferreira. Como bom nordestino é muito discreto e reservado, pelo que só por amizade (e depois de já postada a matéria) consegui uma foto para ilustrar esta matéria. Embora atualmente resida no sul do país, suas lembranças ainda são povoadas pelas brincadeiras, colheitas e pelos personagens de sua infância, devidamente retratados em sua pintura.
De seus pincéis são recriadas figuras fortes, de olhares passivos, de poucos anseios, com pés e mãos grandes como símbolo de sua força estática e nada mais nada menos que reflexos de sonhos de menino. O talho de suas telas estão, segundo os críticos, muito próximos de Adélio Sarro, com forte influência de Di Cavalcanti, porém com uma visão pessoal que identifica sua pintura ao primeiro olhar e levando o observador as terras áriadas e secas do norte.
"Na sua pintura a cor emerge com expressão autônoma, realidade objetiva, organizando as figuras que compõem, dando-lhe estabilidade no limite de uma intenção muito precisa. Este rigor de cores e linhas, e ao mesmo tempo de estilo, não é certamente efeito do acaso, mas de trabalho e domínio dos meios de expressão, que abrindo mão das explicações, nos induz ao convívio com o mundo da Arte." (Milton Teixeira)
O próprio Nando me contou que, ainda criança, na enorme necessidade que sentia em se expressar, usava caibros de construção para esculpir figuras que via nos filmes de faroeste, usando os formões de seu pai que, por sinal, não entendia aquela ansiedade criativa do filho.
Nando já é pintor famoso, conhecido no Brasil e no exterior, tendo conseguido respeito e admiração em várias partes do mundo. Suas obras estão em diversos países da Europa, com destaque para a Espanha, como também no Japão, onde não consegue suprir a demanda de colecionadores e amantes das artes.


"Músicos na Favela" - coleção Edmundo Machado



"Colheita" - coleção Edmundo Machado
















"Mulheres com Gato" - coleção Edmundo Machado
















"Menino Brincando com Bola" - coleção Edmundo Machado



"Colheita de Algodão" - coleção Edmundo Machado



















"Brincando com Pião" - coleção Edmundo Machado







"Máscara Ritual Mexicana" - coleção Edmundo Machado


7 comentários:

  1. Olá Edmundo.
    Tenho alguns quadros de Nando Ribeiro,que estou vendendo. Preciso de uma avaliação
    Por favor entre em contato comigo,
    pelo email: pauloartes2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Edmundo,

    tenho visto quadros do Nando Ribeiro para vender no mercado livre oriundos do Parana. Vc sabe me dizer se são originais? Tenho interesse nas obras do artista. Grata! Meu e-mail: darlisimao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Edmundo,
    Admiro os trabalhos do Nando, mas infelismente tem tido aborrecimentos com o pintor, uma vez que adquiri uma tela do mesmo em agosto/11, e até o momento ainda recebi a tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor entrar em contato comigo não lembro de ter recebido alguma encomenda do senhor

      Excluir
  4. Ola tenho uma tela do Nando Ribeiro , infelizmente ela foi rasgada . Poderia pedir para ele se seria possível refazer ? posso mandar a foto por email mircesampaio@gmail.com moro no RS

    ResponderExcluir
  5. Olá Edmundo.,Tenho um quadro de Nando Ribeiro, título Baianas Musicas de 2005 SP Brasil Ótima moldura e estado , medidas aproximadas, de 80x60 cm Tenho interesse em vender contato ulisses555@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Edmundo Machado,pelo incentivo as artes e cultura do nosso país, tão esquecido pelos governantes, quando se trata de divulgar os artistas brasileiros. Abraços

    ResponderExcluir