terça-feira, 11 de outubro de 2011

O SENHOR DA ÁFRICA




José Martinatti, nascido em Rinópolis/SP, encantou-me com seu trabalho no primeiro momento em que vi suas telas. São telas diferentes, fascinantes. São telas resgatando a história de uma terra e de um povo que veio ao nosso país como escravo e que construiu esta nação. Entendo que o texto que melhor define o artista foi escrito por Marcco Venturelli, pelo que apenas o transcrevo :
 
“Lembro quando José me procurou para aprender a pintar. Filho de mãe pintora e professora de pintura há muitos anos, ali estava ele querendo aprender comigo. Senti a responsabilidade e estranhei ele ter esperado tanto tempo para começar. Iniciou-se como todo aluno, na paisagem, no acadêmico. 

Com uma facilidade enorme foi desenvolvendo os trabalhos, e comentei várias vezes o dom herdado da mãe. Sempre comentou sua paixão pela África, e eu dizia para que aprendesse técnicas, e quando estivesse pronto para decidir qual seu estilo próprio, faria a escolha. Ele nunca escolheu um estilo, escolheu o tema. África. Negros. Negras. 

E foi sempre se desenvolvendo, e aprendendo técnicas em cima desse tema, mesclando outros trabalhos, mas retornando a ele. E eu ensinando, corrigindo e prestando muita atenção. 

O que sua alma trazia lá de trás, sei lá de que vivência, mas sempre estampada ali. Porque as cores do sol da África estão nos quadros, seus desenhos, seus relevos, traços de pintores primitivos africanos também, e todas as vertentes de desenhos e cores que se vê na África, em algum trabalho se pode notar estampado. “

(Texto do artista plástico e professor de artes Marcco Venturelli)



José Martinatti- coleção particular





José Martinatti - coleção particular





José Martinatti - coleção Edmundo Machado





José Martinatti- coleção particular





José Martinatti - coleção particular





José Martinatti - coleção particular





José Martinatti - coleção particular

4 comentários:

  1. Muito bom ver o trabalho do José estampado aqui, blog tão bonito voltado à arte. Se para ser chamado de arte precisa vir de dentro, esses são exemplos mais puors de arte.
    Parabéns a voce, e a ele. Maravilhoso isso tudo que voces fazem, ele pintando e voce valorizando a arte!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha o que fazem esites Artistas Plásticos e Artesãos. .. PARABÉNS. .
    .ADORO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Encantadoras! Sem palavras pra definir qual eu mais gostei!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Enquadrei várias obras da coleção particular de J. Martinatti, porém, uma me chama a atenção. Gostaria muito de saber sobre uma que, particularmente, me remete às Iabás, aonde, duas, não consigo, de forma correta, identificar. Pode .e ajudar a identificá-las?. Em seu posto, é a quarta imagem. Desde já agradeço!.
    Andrea Viana

    ResponderExcluir