NOTA : MAIS UMA VEZ, NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO AMIGO E ARTISTA PLÁSTICO, JOSÉ ROSÁRIO, PELA ENORME E CONSTANTE COLABORAÇÃO PARA COM ESTE BLOG.
=========================================================
DE BELO HORIZONTE PARA O MUNDO
Nascido em Belo Horizonte/MG, de porte grande, sorriso franco, olhar alegre, de bem com a vida, este é Túlio Dias, um dos maiores nomes da arte brasileira e que dispensa exaltações devido ao enorme prestígio que goza junto as galerias, colecionadores e críticos de arte.
O início de Túlio na pintura é uma história típica dos gênios e daqueles que já vêm predestinados a um lugar ao sol. Na adolescência recebeu de sua mãe uma determinada quantia para comprar uma calça nova como presente de Natal e, ao contrário de adquirir a calça que precisava, entrou em uma loja e comprou material de pintura, que incluía uns poucos pincéis, poucas tintas e duas telas pequenas. Evidente que ao chegar á casa com tintas ao invés da calça, levou umas palmadas da mãe.
Nesta mesma época, face as dificuldades, seu cavalete era a parede, onde cerca de dez pregos em diversas alturas estabeleciam o espaço e onde Túlio pintava em pé. Ainda neste período, pela ausência de dinheiro para adquirir telas, pintou muita obra em tábua de caixote de uvas que achava pelas ruas e em muito eucatex com base branca que uma gentil senhora sempre lhe dava.
Dados os primeiros passos Túlio Dias deslanchou no mundo das artes plásticas e expandiu seu mundo de cores. Os pintores Rui de Paula e Mauro Ferreira muito influenciaram em sua formação artística, seguidos do mestre Wilson Vicente e de Cláudio Vinicius, sendo que deste último Túlio sempre diz que “-Ver o Cláudio pintar me inspira. Com ele aprendi a enxergar o desenho das cores.”
As telas de Túlio Dias não comportam uma descrição sistemática devido a diversidade de inspiração e de tradição imposta em cada obra, como brindando a vida e espalhando a luz. Sua temática interiorana é extremamente forte e poderosa, vez que as folhas têm movimento, a grama tem cheiro, a água barulho, o que transporta o observador para dentro da obra.
Nas fotos abaixo uma simples visão do que este magistral artista produz e o motivo pelo qual tem obras já incluídas em coleções importantes no exterior e a mais completa justificativa de estar sendo aplaudido pelos quatro cantos do mundo.
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Túlio Dias - coleção particular |
Olá Edmundo, muito bom completar a biografia do Túlio com seus dados. Eu o conheci bem recente e o
ResponderExcluirtempo em nada tem a ver com a amizade. É um grande artista e uma pessoa singular!
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
EDMUNDO MACHADO
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
Ramón...
Parabéns pelo excelente blog!!!
ResponderExcluirbjosss