sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A ARTE DO MARANHÃO




"Valdonês dos Santos Ribeiro é, dos artistas de hoje, um dos que mais realça, de maneira natural e com propriedade, os laços com sua terra de origem.

Nascido na cidade maranhense de Estreito e residindo ainda em Maranhão, na cidade de Porto Franco, Valdonês teve uma infância limitada, mas tendo no desenho, desde os cinco anos de idade, a melhor arma para enfrentar a vida.

Como ele próprio gosta de afirmar, aprendeu e se formou pela prática da leitura. As informações vinham sempre de fontes várias, e a observação certamente foi o exercício que usou para conferi-las no mundo.

É inevitável não sentir em sua arte uma leve influência da pop art dos anos 50, nos contornos e cores vivas que tanto nos remetem a Lichtenstein. Mas, lá está ele, o regionalismo rico e vibrante das cores agrestes e quentes que são a sua condição presente. 

Toda a arte nordestina tem esse “que” de valorização ao solo e à alma de sua gente. O poder de suas cores vem da alma de sua terra, comungada incessantemente em seus momentos de criação, e elas são quase primárias, brigando com tanta energia entre si e ao mesmo tempo se equilibrando com tanta maestria, que é impossível não ficar a admirar um trabalho seu por longo tempo.

“Pinto o que minha capacidade me permite!”. Com essa expressão, dita em caráter categórico, Valdonês quer deixar claro que o ecletismo não lhe parece nenhum defeito, muito pelo contrário, é um instrumento ávido que lhe permite divagar por diversos mundos e seguir por onde seu conhecimento lhe permita chegar."
                               (nota: texto do artista plástico e pesquisador José Rosário)





Valdonês




Valdonês




Valdonês




Valdonês




Valdonês




Valdonês




edmundomachado1000@gmail.com


============== 

Um comentário: