quarta-feira, 13 de julho de 2011

O CIENTISTA DOS PINCÉIS E DAS CORES



Este carioca simpático cuja foto se vê ao lado é o João Barcelos, físico, com Mestrado, Doutorado e dois Pós-Doutorados nos Estados Unidos, professor Titular do Instituto de Física da UFRJ, especialista em Física Quântica, com dezenas de trabalhos científicos publicados, ou seja, um nome respeitado no mundo científico e que merece todas as reverências por sua altíssima formação técnica.

Porém, mesmo aplaudindo a enorme capacitação do emérito cientista, quero focar no João Barcelos artista plástico, mestre de uma pintura suave e harmoniosa, que brinca com a beleza dos contrastes de luz e sombra em um estilo que mescla o impressionismo com toques expressionistas, onde pinceladas soltas extravasam sentimentos em um trabalho contemporâneo e inovador.

O desenho e a pintura já acompanhavam o João-criança e seus primeiros trabalhos em óleo sobre tela surgiram quando o artista tinha por volta de 12 anos de idade e só ganharam ainda mais beleza e força com o passar dos anos. O trabalho de João Barcelos é como um vinho de boa safra que se torna mais perfeito e apreciado a cada ano que passa.

As telas de João Barcelos são sempre novas, independente de qual fase tenham sido pintadas e independentes do que retratarem. Seja uma imagem carioca ou mesmo uma paisagem estrangeira, o traço do artista lá está e a sua criatividade e visão do todo são inegáveis e facilmente identificável, o que já lhe rendeu mais de duzentos prêmios em salões de arte.

Na minha ótica a obra de João Barcelos é um retrato de elementos existentes e reais, vistos sob o prisma da crítica interna do artista, interferindo e provocando transformações e expandindo sentimentos, o que converge para uma beleza criativa privilegiada, encantando o observador.



João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular




João Barcelos - coleção particular

2 comentários:

  1. edmundo, envie ao João um forte abraço!
    paulo de carvalho

    ResponderExcluir
  2. Grande doutor João Barcelos. Maravilhosa sua obra. e todas as dicas que sempre nos disponibiliza.
    Um grande abraço. Clanir Spinola

    ResponderExcluir